30 de outubro de 2014

Love Yourself: Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama


Apesar de já estamos no final do mês, como já devem saber, o mês de Outubro é de Prevenção do Cancro da Mama e HOJE é o Dia Nacional de Prevenção contra o Cancro da Mama. Sim, eu sou nova, com apenas 24 anos, por agora não devia estar "preocupada", mas cuidar de nós próprias, a nossa saúde, deve ser sempre prioridade e não custa nada fazer o rastreio a nós próprias (claro, não tirando importância aos médicos e as tecnologias apropriadas para a detecção desta patologia). 


Imagem da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Infelizmente, como muitas de vocês também devem conhecer ou terem alguém próximo que tem ou já teve cancro da mama, sabem que o nosso apoio é fundamental. Felizmente, as minhas familiares conseguiram lutar e vencer. Hoje em dia são super-mulheres, fortes e felizes.

Em Portugal, são detectados anualmente cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença. É o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher.

A sua detecção precoce é importante para prevenir o aparecimento de lesões malignas e por isso o Sistema Nacional de Saúde compôs um programa de Rastreio do Cancro da Mama que abrange vários concelhos do país. Utiliza sobretudo unidades móveis que se deslocam de 2 em 2 anos aos concelhos e unidades fixas. São enviadas cartas às mulheres inscritas nas Unidades de Saúde para realizar uma mamografia (exame gratuito) dentro da idade rastreável (45-69 anos). A minha mãe já está inscrita e tem sempre feito o exame a cada 2 anos e já teve um susto que não foi nada agradável.

Por isso meninas é importante conhecermos a nós próprias. Façam o auto-exame mamário regularmente (durante ou após o banho é uma boa opção). Se tiverem alguma dúvida ou ao mínimo sinal de alerta, devem consultar um médico. 

Se tiverem alguma dúvida ou querem ler mais sobre este assunto, deixo AQUI o link para o site da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...